em Projetos

Vez ou outra é bom parar e observar o avanço de seus projetos, resolvi fazer isso agora com o Aleatório.

O Aleatório nasceu em 2012, antes dele eu tinha um blog de cultura pop/nerd chamado 4NERD. O projeto “Aleatório” surgiu logo depois de escrever o último post do blog, foi a forma que encontrei de manter contato com os antigos leitores e escolhi a newsletter como o meio inicial para isso.

Ao contrário do blog, na newsletter eu não criava conteúdo, estava ali como curador e percebi que dava para transformar aquilo em algo maior

Canal no Telegram

Escrever a newsletter leva tempo, então adotei o Telegram para deixar o processo mais dinâmico. A newsletter continuaria semanal e o canal em tempo real já que não precisaria editar nada, era só lançar o link lá. Devo dizer que esse ainda é o meu meio favorito, mas ele é incompleto, não há o feedback que havia no email. Não pode ter tudo, não é mesmo?

aleatorioplataforma

A Plataforma

Depois de algumas edições da newsletter e vários links no canal, surgiu a plataforma. Na verdade ela começou a ser construída na mesma época da newsletter, mas acabou entrando na boa e velha geladeira de projetos e só saiu de lá nesse ano. A ideia era ter um lugar para registrar todos os links compartilhados e criar o terreno para os projetos futuros do Aleatório.

Ela também serve como um site de busca, o usuário digita um termo e ela procura um link interessante sobre aquilo. Se a pessoa estiver se sentindo aventureira, ela pode apertar o botão “surpreenda-me’ que a levará para um site completamente aleatório.

Bo

aleatoriobot

Terreno criado, chegou a hora de colocar em prática as ideias que precisavam da plataforma para funcionar. O Bo é o bot oficial do Aleatório e ele tem duas diretrizes, a primeira é recomendar links para qualquer pessoa pelo chat do Telegram e a segunda falo no próximo ponto. Logo logo ele também estará disponível no Messenger.

Hoje

Posso dizer que o “Hoje” é a evolução da newsletter e une todos os outros produtos do Aleatório.

Quem assina a newsletter sabe dos “hiatus” que ela enfrenta vez ou outra (inclusive está enfrentando um agora), então convoquei os poderes de Bo para me ajudar nesse processo.

mac

Como as edições são diárias e nem sempre tenho tempo para selecionar os links, Bo verifica se tem uma edição agendada para o dia seguinte e caso não tenha ele mesmo seleciona e publica uma. Lindo, não? Tudo isso usando a API do Aleatório.

Sendo assim mesmo se eu parar de alimentar o Hoje, ele continua funcionando com a ajuda de Bo e da plataforma.

 

O Aleatório está virando um ecossistema bem interessante, maior do que eu imaginava lá no começo. O próximo passo é deixar a experiência personalizada e captar mais links através dos “walkers” (falo sobre eles quando estiverem prontos).

O meu objetivo é transformar o Aleatório em um hub de conteúdo, quero que as pessoas possam conhecer coisas legais sempre que acessar o site, sem nenhuma complicação.

Ah! Se quiser recomendar algo, criticar ou simplesmente trocar uma ideia,  sinta-se livre para entrar em contato comigo, meu email é o oi@jcrvlh.com e meu Twitter @jcrvlh.

1