O Aleatório

aleatoriologo

Vez ou outra é bom parar e observar o avanço de seus projetos, resolvi fazer isso agora com o Aleatório.

O Aleatório nasceu em 2012, antes dele eu tinha um blog de cultura pop/nerd chamado 4NERD. O projeto “Aleatório” surgiu logo depois de escrever o último post do blog, foi a forma que encontrei de manter contato com os antigos leitores e escolhi a newsletter como o meio inicial para isso.

Ao contrário do blog, na newsletter eu não criava conteúdo, estava ali como curador e percebi que dava para transformar aquilo em algo maior

Canal no Telegram

Escrever a newsletter leva tempo, então adotei o Telegram para deixar o processo mais dinâmico. A newsletter continuaria semanal e o canal em tempo real já que não precisaria editar nada, era só lançar o link lá. Devo dizer que esse ainda é o meu meio favorito, mas ele é incompleto, não há o feedback que havia no email. Não pode ter tudo, não é mesmo?

aleatorioplataforma

A Plataforma

Depois de algumas edições da newsletter e vários links no canal, surgiu a plataforma. Na verdade ela começou a ser construída na mesma época da newsletter, mas acabou entrando na boa e velha geladeira de projetos e só saiu de lá nesse ano. A ideia era ter um lugar para registrar todos os links compartilhados e criar o terreno para os projetos futuros do Aleatório.

Ela também serve como um site de busca, o usuário digita um termo e ela procura um link interessante sobre aquilo. Se a pessoa estiver se sentindo aventureira, ela pode apertar o botão “surpreenda-me’ que a levará para um site completamente aleatório.

Bo

aleatoriobot

Terreno criado, chegou a hora de colocar em prática as ideias que precisavam da plataforma para funcionar. O Bo é o bot oficial do Aleatório e ele tem duas diretrizes, a primeira é recomendar links para qualquer pessoa pelo chat do Telegram e a segunda falo no próximo ponto. Logo logo ele também estará disponível no Messenger.

Hoje

Posso dizer que o “Hoje” é a evolução da newsletter e une todos os outros produtos do Aleatório.

Quem assina a newsletter sabe dos “hiatus” que ela enfrenta vez ou outra (inclusive está enfrentando um agora), então convoquei os poderes de Bo para me ajudar nesse processo.

mac

Como as edições são diárias e nem sempre tenho tempo para selecionar os links, Bo verifica se tem uma edição agendada para o dia seguinte e caso não tenha ele mesmo seleciona e publica uma. Lindo, não? Tudo isso usando a API do Aleatório.

Sendo assim mesmo se eu parar de alimentar o Hoje, ele continua funcionando com a ajuda de Bo e da plataforma.

 

O Aleatório está virando um ecossistema bem interessante, maior do que eu imaginava lá no começo. O próximo passo é deixar a experiência personalizada e captar mais links através dos “walkers” (falo sobre eles quando estiverem prontos).

O meu objetivo é transformar o Aleatório em um hub de conteúdo, quero que as pessoas possam conhecer coisas legais sempre que acessar o site, sem nenhuma complicação.

Ah! Se quiser recomendar algo, criticar ou simplesmente trocar uma ideia,  sinta-se livre para entrar em contato comigo, meu email é o oi@jcrvlh.com e meu Twitter @jcrvlh.

Bapp – O Drink Game

backgroundbapp

O Bapp é o meu mais “novo” aplicativo/jogo. Ele já estava na Play Store desde dezembro, mas com uma série de bugs, na verdade ele só pegava direito no meu celular. Mesmo o primeiro teste sendo um sucesso, ele acabou entrando na minha geladeira de projetos, mas agora em março ele finalmente criou forças para sair daquele lugar inóspito.

O Bapp é um drink game e como qualquer outro drink game só é divertido se você jogar com seus amigos. A ideia é a seguinte: O jogador da vez (vamos chamá-lo de mestre) deve apertar o drink button e cumprir a instrução que aparecerá na tela. Depois disso ele passa a vez para o próximo jogador, digo… mestre e assim por diante, simples assim.

As instruções são de basicamente 3 categorias (pelo menos no pack inicial): Experiências passadas, Ações e Características.

bappbarCríticas e sugestões são sempre bem-vindas. Lá no site oficial do Bapp tem um formulário maravilhoso para contato. Acesse: bapp.jeffcarvalho.com.br.

Por ora ele só está disponível para Android, logo logo também terá uma versão offline para você imprimir e jogar sem o celular. Todas as novidades sobre os meus projetos publico lá no meu Twitter e também no meu canal do Telegram.

Vale lembrar que se você chegou a baixar a versão de dezembro toda bugada, primeiro: Parabéns, você é um(a) guerreiro(a) e segundo: Você vai precisar desinstalar e instalar essa nova. A primeira versão foi descontinuada e já não está mais disponível na Play Store.

 

 

Divirta-se!

 

Eu Desafio Você

2

Sempre fui fã do fator aleatório na vida, principalmente porque ele nos faz lembrar que não temos controle de nada. Ao mesmo tempo que isso seja algo extremamente assustador, também é algo bonito.

Estamos cada vez mais condicionados a pensar de uma única forma e com o passar do tempo fica mais difícil sair dessa bolha que criamos. Tive a ideia de criar o “Eu Desafio Você” mais como uma forma de expandir essa bolha por meio de desafios inusitados e aleatórios, nada muito complexo, mas que ainda pudesse render experiências legais tanto para o desafiado quanto para as pessoas ao seu redor.

O EDV não foi feito pra ser usado ao pé da letra, também não tem nada que monitore se você fez ou não um desafio, ele é uma experiência pessoal. Ele foi feito pra que começasse no celular e fosse para o mundo real, ficar só no digital não teria graça alguma.

Hoje saiu a atualização 3.0, nela você pode escolher um desafio aleatoriamente através do botão no menu, também pode conferir a página de conquistas e como agora tem 50 desafios, resolvi colocar um botão “home” pra não precisar fazer uma longa caminhada até a primeira tela do app.

3

A nova versão do EDV já está disponível para download no Google Play. A versão para Windows Phone e iOS estão encaminhadas, mas ainda não tem data para estrear, mas assim que tiver algo, avisarei no Twitter.

Estou recebendo alguns feedbacks, obrigado! Adoro ouvir as histórias das pessoas completando os desafios. Se você tiver alguma sugestão de desafio, crítica ou só quer dar um oi (?) o meu email é oi@jeffcarvalho.com.br e meu twitter é o @jcrvlh.

Um Segundo por Dia – Ano 19

Em 2013 comecei um projeto maluco de registrar todos os dias da minha vida, primeiro porque tenho uma memória incrivelmente fraca, segundo porque gosto de registrar momentos mesmo, seja por meio de fotografias, de vídeo ou qualquer outra coisa que carregue consigo uma carga sentimental de um determinado período. A forma que escolhi pra fazer esse registro foi por meio de um único segundo diário… sim… um segundo. Todo dia (há 2 anos) venho registrando segundos da minha vida. Se você convive comigo já percebeu que sempre estou com uma câmera e nessa altura já aceitei que ela virou um órgão.

Em cada um desses segundos, existe uma carga preciosíssima pra mim de sentimentos e sensações, cada segundo carrega consigo um código que só é entendido por aqueles que participaram dele, mas no final… só eu entendo o real significado dele e essa é a beleza do “Um Segundo por Dia”, esses microcódigos espalhados, esses potes de experiências comprimidos em forma de um único segundo.

É tão legal perceber o curso da vida nesses segundos mesmo que ainda em um curto período de tempo, as idas e vindas, as conquistas e derrotas, os momentos felizes e os tristes, gosto da beleza desses opostos.

Hoje, não me vejo parando com o “Um Segundo por Dia”, certamente farei o Ano 20 e espero que o 21, 22, 23… esse é o projeto que mais me orgulho de fazer por ser uma experiência tão pessoal, única… especial. Obrigado a todos que estão nesses potes de experiências.

A maioria dos segundos foram gravados com uma handycam Samsung Q10, 1 segundo foi gravado pelo Beethowen, outro por Vanessa Frade e outro por Pedro Brito. Compilei os segundos no Premiere CC (onde também corrigi cores e regulei o volume).

 

Assine o Aleatório

O Aleatório é um lugar livre de pautas, onde toda sexta estarei preparando uma compilação dos links mais legais da semana.

Aleatório não é bagunça. Eu sei, quando falo aleatório posso deixar a coisa muito ampla, mas essa é a ideia, não ficarei preso nas antigas categorias do 4NERD, mas se você curtia as áreas, curtirá o Aleatório. Se o assunto for legal e eu achar interessante para o Aleatório, vai para o Aleatório.

É só confiar na minha curadoria. Nos veremos toda sexta, a quantidade de links é aleatória e se você não estiver curtindo, sempre haverá a possibilidade de cancelar a assinatura, claro… se você fizer isso entrarei em um poço de depressão, mas tudo bem.

Newsletter não morreu. Pode parecer hipster, mas ainda assino várias newsletters e adoro esse meio. [Nota mental: Fazer uma lista de newsletters legais para o Aleatório].

Iai? Quer assinar? É só preencher esse formulário gigantesco e depois confirmar a assinatura no seu email.

* indicates required


Odeio spam. NUNCA! JAMAIS! Compartilharei seu email com nenhum grupo ou empresa e só lhe mandarei um email por semana. Palavra de escoteiro.

Nos vemos no Aleatório! Ou não… você que sabe, mas espero que sim!